domingo, 22 de agosto de 2010

Detalhismo de Tolkien (Cartas 69, 84 e 85)

Em conversa com o grande Anão Gonçalo, desenterrei umas anotações minhas.
São trechos das Cartas.
Chamo a atenção para dois pontos:
a) quem quer ser escritor e reclama em tempos de Word e tecla "del";
b) ao detalhismo de Tolkien, pois s fazemos referência ao detalhismo de Tolkien. Mas
nem sempre conseguimos pensar no exaustivo trabalho que isso deve ter dado.



*Carta 69
Para Christopher Tolkien
14 de maio de 1944.

"Escrevi um tanto ontem, mas fui atrapalhado por duas coisas: a necessidade de limpar o gabinete (...); e problemas com a lua. Com isso quero dizer que descobri que minhas luas nos dias cruciais entre a fuga de Frodo e a situação atual (chegada em Minas Morghul) estavam fazendo coisas impossíveis, nascendo em uma parte do país e pondo-se simultaneamente em outra. Reescrever pedaços de capítulos anteriores levou a tarde toda!..."

========

*Carta (84)
De um aerógrafo para Christopher Tolkien
12 de outubro de 1944.

"Comecei mais uma vez a tentar escrever (à beira do início do bimestre!) na terça, mas descobri um erro embaraçoso (um ou dois dias) na sincronização, m. importante neste estágio, dos movimentos de Frodo e dos outros, que custou trabalho e pensamento a respeito e exigirá pequenas alterações cansativas em muitos capítulos (...)"

========

*Carta (85)
De um aerógrafo para Christopher Tolkien
16 de outubro de 1944.

"Tenho lutado com a cronologia deslocada do Anel, que se mostrou muito incômoda e não apenas interferiu com outras obrigações mais urgentes e maçantes, mas também me impediu de ir em frente. Creio que finalmente a tenha resolvido com pequenas alterações no mapa e pela
inserção de um dia extra de Entebate, dias extras na perseguição de Trotador e na jornada de Frodo (uma pequena alteração no primeiro capítulo que recém enviei: 2 dias do Morannon a Ithilien)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário